top of page

VERMELHO É O COMEÇO

Numerosas culturas muito tempo atrás, antes mesmo da palavra escrita, reconheciam o vermelho como cor. É a cor do sangue e do fogo, e portanto como nenhuma outra cor, símbolo da energia da vida e do poder. É a cor dos extremos, da paixão amorosa à irrefreável ira, tudo está contido no vermelho. É vibrante e demanda sempre atenção, exercendo dominância.


fogo vermelho, sangue vermelho

O homem sempre foi fascinado pela influência do vermelho na psique humana. E a sua força serve tanto na atração como na intimidação. Assim vermelho é a cor do sex appeal, da sedução, da paixão e do poder.


batom vermelho, La Casa de Papel de Netflix

Nos anos 50 com a novidade da força de mídia e inovações em cosméticos, marcas de beleza como Revlon e Elizabeth Arden, terminam de construir o ideal do vermelho como ícone de beleza: lábios vermelhos e pele perfeita.


Batom Elizabeth Arden

Vermelho é cor complementar do verde. Eles se reforçam um ao outro. O vermelho será mais vermelho na presença do verde, e o verde será mais verde na presença do vermelho. Talvez por isso o vermelho era considerada a cor mais "luminosa" pelo homen das cavernas. Era a cor que mais aparecia aos seus olhos frente ao verde absoluto da natureza.


casa vermelha no meio da floresta verde

Como cor quente que é, na arte o vermelho avança e faz com que domine a cena com força e determinação. Na primeira obra "Red House" de Kasemir Malevich, 1932 - ainda vemos como o vermelho e o azul são opostos psicológicos. Enquanto o vermelho é caloroso, o azul é frio. Na segunda obra "Harmony in flesh colour and red" de James Abbot McNeill Whistler, 1869 - o vermelho em uma harmonia análoga com menos contraste parece apaziguado.


"Red House" de Kasemir Malevich, 1932

"Harmony in flesh colour and red" de James Abbot McNeill Whistler, 1869

Os posters da revolução russa e da revolução cultural china dão conta de como a cor vermelha veio a representar o comunismo.


vermelho comunista e socialista

E ainda vermelho é uma cor com uma carga cultural grande. Na China representa alegria, felicidade e boa fortuna. E na India as noivas vestem vermelho nas bodas ao tempo que pintem pés e mãos com henna vermelha.


vermelho alegria na China, vermelho casamento na India.

Ainda sobre o vermelho há muito que contar sobre a evolução dos pigmentos vermelhos ao longo da história, algo que me fascina, mas deixo para outra oportunidade para não cansar :)

download o guia visual das 100 tonalidades cores lovers

No próximo news daqui 15 dias >>> vamos de azul?

Boa semana colorida!Felicitas


logo Cores Lovers
bottom of page