top of page

A COR CHEGOU CHEGANDO (e vai ficar...)


Para minha sorte, e de todos que amamos cores, a Cor está se tornando cada vez mais um elemento fundamental no design.

Lá atrás em 2012/2013 quando comecei a dar meus primeiros passos em projetos de interiores saíamos do mundo dos beiges e marrons e entrávamos com força no mundo dos cinzas e greiges (grey + beige). O livro “50 sombras de cinza” é relatado como o grande disparador desta tendência que inundou passarelas e ambientes.



Na época também víamos pontos de cor intensos em peças de mobília. Por exemplo, um pufe, uma poltrona, acessórios coloridos e também ambientes com uma parede colorida como acento.


Também foi por volta de 2013 em que começou a se gestar no mundo o que hoje conhecemos como a tendência do “rosa millennial”, tendência que começou a se sentir aqui no Brasil em 2016 mas que chegou com força somente em 2017. E isto serve para entender como, ainda vivendo em um mundo híper-ultra-súper globalizado, quando se trata de cor há movimentos que demoram um tanto para chegar até a nossa casa.



Mas a minha animação e empolgação mais recente é a força crescente do uso de uma paleta de cores cada vez mais ampla em ambientes interiores. Comecei a sentir vibrações positivas neste sentido desde 2016 e agora já são sinais gritantes, impossíveis de obviar: a cor está em paredes, pisos e tetos (sim, tetos, você leu corretamente) e em cada elemento que forma o nosso projeto sejam estofados, tapetes, tecidos, mobília, azulejos, pastilhas, madeiras, eletrodomésticos, luminárias e até em luzes coloridas que banham os ambientes para criar novas atmosferas.


E não estou me referindo aqui a uma ou outra cor que possa estar na moda, estou me referindo ao uso “da Cor”, a Cor como elementos fundacional, a Cor como protagonista principal não mais como acento ou acessório. Assim todos nós, profissionais que usamos cores no nosso dia a dia, precisamos nos aprofundar no estudo de cores, entender os benefícios de usar cores, refletir sobre memórias afetivas de cores (nossas e dos nossos clientes) e definitivamente perder o medo de usar cores, desterrando mitos e criando as nossas verdades no uso da cor.

E ainda quando vejo esta nova abordagem no uso da cor claramente no mundo dos ambientes e interiores, acredito que isto serve também para outras atividades afins (moda, arte e design) já que a híper-ultra-súper globalização também se vê na interferência de inúmeras referências ao ponto de não saber como uma tendência começa, aonde termina ou de que forma continua.


download o guia visual das 100 tonalidades cores lovers

Boa semana colorida!

Felicitas


logo Cores Lovers
bottom of page